- Ano: 2018
-
Fotografias:Guilherme Rebelo
-
Fabricantes: Alberflex, Arkflex, Ladytex, Marcetex, Morgan Iluminação, OWA Sonex, Riccó, Securit, WK Carpetes
Descrição enviada pela equipe de projeto.
Fomos convidados pela AASP para participarmos do concurso de ideias para seu novo endereço, um andar do recém-inaugurado edifício “Santos Augusta”, na região da Avenida Paulista. As orientações do cliente pediam a concepção de um espaço contemporâneo e versátil, que abrigasse diferentes funções em situações distintas, com espaço de atendimento ao cliente, salas de aulas, uma arena de eventos, biblioteca, e, principalmente, atraente à nova geração de advogados, que busca a informalidade e a possibilidade de um início de carreira em espaços de coworking.
A vista sudoeste privilegiada do 15º pavimento escolhido pelo cliente alcança bairros como os Jardins, a várzea do Rio Pinheiros e a extensa área de vegetação da Cidade Universitária até as colinas do Morumbi. Baseando-se nessa paisagem emoldurada nos vãos das janelas e com a perspectiva de que essas vistas dificilmente serão perdidas, optamos por posicionar a recepção do andar nessa porção da planta.
Logo na entrada utilizamos uma estante modular em aço, com quase 9 metros de comprimento, abrigando o posto para a recepcionista, entre os nichos da biblioteca. Essa estante funciona ainda como elemento direcionador à área de convívio do andar. Junto à recepção, cabines funcionam como suporte ao espaço de leitura e espaço para reuniões rápidas. Na porção oposta ao pavimento, posicionamos 4 salas de atendimento individuais com total isolamento acústico. A divisão entre salas acontece com paredes móveis, possibilitando a integração total do espaço e o convertendo em uma grande sala de reunião.
Ao centro da planta temos o espaço de convívio, funcionando como a “praça cívica” do espaço, com mobiliário de fácil manuseio que possibilita diversas composições de uso. Um balcão com pia funciona como apoio para eventual coffeebreak de eventos e aulas. Esse balcão fica em maior parte do tempo oculto atrás de duas portas deslizantes, revestidas com laminado melamínico branco escrevível, podendo ser utilizado como lousa e também para projeções. Junto a ele, temos ainda um grande armário para guarda de cadeiras empilháveis que eventualmente não estão em uso. No mesmo espaço de convívio, paredes móveis em madeira e vidro separam o ambiente em até duas salas de aulas independentes. Na situação de todas as vedações recolhidas, temos um grande salão de eventos ou um auditório.
Mesmo com a pouca compartimentação do espaço, buscamos a especificação de materiais mais adequados para cada uso do local: pisos do tipo carpete foram utilizados nos locais onde existe uma maior exigência de cuidado acústico, como o caso das salas de aula, atendimento e locais de leitura. Nas áreas de circulação e grande fluxo de pessoas, foi utilizado piso do tipo vinílico com aparência e textura de cimento queimado. A excelente execução do edifício nos permitiu manter aparentes todos os elementos do sistema estrutural do conjunto, aplicando apenas uma camada de verniz brilhante sobre o concreto. Abrimos mão de realizar sobre quase todo o andar qualquer tipo de forro, mantendo aparente todos os componentes das instalações, fazendo uso de nuvens acústicas em madeira ou tecido e forro acústico apenas nas salas de aula/reuniões.